quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Chapéu pra que te quero

25/01/2010
O  verão está chegando e você já deve estar se perguntando o que vai estar na cabeça de todo mundo na estação mais quente do ano. A resposta é muito simples:  o chapéu! Ele vem com tudo, ou melhor, já está com tudo, porque não é só para proteger o nosso rosto dos raios solares que usamos esse amigo de longas datas. O chapéu já virou questão de estilo e muitas pessoas já  o  usa em lugares fechados e sem sol, só para compor uma roupa legal.


E se você ainda não sabe qual chapéu combina mais com o seu estilo, ai vão umas dicas de modelos bem moderninhos para usar a toda hora e em qualquer lugar em  que você vá curtir suas férias; Pra começar, eu não podia deixar de falar do protagonista da estação, o chapéu panamá. Um ótimo “coringa” para as roupas de praia bem básicas, e até as roupas do dia-a-dia. É  um ótimo protetor contra os raios, mas  sem perder a sua graça. Você deve estar se perguntando:  por que panamá , não é!? Ai vai a origem desse chapéu tão charmoso.
No ano de 1526, os espanhóis Cabello de Balboa e Fray Bartolomé Ruiz encontraram  no atual Equador,  tribos  que utilizavam uma bonita palha em seus cocares. Para que a Espanha pudesse conhecer essa palha, eles pediram que as artesãs da tribo tecessem a toquilla, como era popularmente conhecida a palha da planta Carludovica palmata. E dessa bonita palha surgiu o chapéu que fez, e ainda faz, a cabeça de muita gente. 

 O chapéu ganhou nome e popularidade quando, em 1906, o presidente norte-americano Theodore Roosevelt viajou ao canal do Panamá e foi fotografado usando um exemplar. Daquele dia em diante, muitas personalidades, como políticos e músicos  adotaram o modelo, como Getúlio Vargas e Tom Jobim.
O mais legal desse chapéu é que existem vários tipos; alguns são raros e exigem paciência para tê-los. Famílias inteiras  são mobilizadas na produção de um chapéu de ótima qualidade, e o que o torna diferente dos demais é a qualidade do trançado, pois  ele é feito artesanalmente de forma que o ar passe entre as tramas da palha.
Mas os não raros também são tão bonitos quanto, e você nem precisa mobilizar uma família inteira para andar com um modelo lindo na  cabeça. A Arezzo vem com uns modelos bem clássicos neste verão. A Renner também não fez por menos, com estilos moderninhos que combinam com roupas para usar dia e noite; é só criar um look bem despojado até por que ele cai bem com quase tudo. Muitos modelos podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres.
Não podemos  esquecer  do chapéu de praia, sempre presente no verão. Os tipos são vários: com abas pequenas, outras bem maiores, de palhinhas,  listrados, estampados, todos ficam bonitos em um belo dia de sol.

Escolha um que sempre fique bem com seus biquínis, sungas e saídas de praia  e “claro” um que seja bonito e proteja você do sol. Para os noturnos, você não vai errar se optar  pelos  lisos, com preto, branco  ou  até os “nudes”, que são os achados, e ficam muito charmosos com jeans e um bronze bem saudável.

 Não vou embora sem falar do chapéu cowboy, ou estilo country , como você preferir chamar; eles dão uma graça a mais nas praias por ai. De palhinha crua, preto, branco, todos arrasam! Mas cuidado; não vão achar que dar uma  voltinha no shopping  é a mesma coisa que ir a praia com ele. Vamos deixar esse chapéu só para compor seu look “praia country”,  para descontrair um pouco as roupas de banho. Espero que vocês se protejam neste verão, com chapéu ou sem chapéu; o protetor solar está sempre na moda e, como as férias de verão, moda nunca pára.

Nenhum comentário:

Postar um comentário