quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Combinar ou não combinar?

23/04/2010
Penélope Charmosa
Nada contra a personagem "Penélope Charmosa" do desenho animado “Corrida Maluca”. Mas essa história de que bolsa tem que ser da mesma cor dos sapatos, cinto tem que ser do mesmo tom da sandália e muitas outras combinações desse gênero em um mesmo look, são coisas do passado.

Isabella Fiorentino e Arlindo Grund (apresentadores do programa "Esquadrão da Moda")
Tenho observado que no programa “Esquadrão da Moda” do SBT algumas “vítimas” dos apresentadores, Arlindo e Isabella, queriam combinar tudo que tinham direito e até o que não tinham. Brinco com cinto, bolsa com sandália e até com a sombra dos olhos (tudo na mesma cor, um horror!). Às vezes cometemos esses “pecados” sem perceber, mas tudo combinando demais acaba ficando cafonérrimo.

Paris Hilton combinando em tudo, até no carro (cafona)
Como eu já tinha comentado em uma de minhas matérias anteriores, observo as pessoas pelas ruas. A forma como se vestem, se elas “dão vida” às roupas, entre outras coisas e acabo percebendo muitas vezes que algumas delas ainda têm “medo” de ousar, de misturar as cores dos acessórios com todo o resto. Não é preciso sair de casa parecendo uma salada de frutas, mas as peças não precisam ser exatamente das mesmas cores.


Outro dia fui chegando a um shopping da Cidade e vi uma moça passando e o look dela me chamou atenção. Ela estava com uma calça jeans básica e um sapato rosa flúor, muito bonito. Até ai tudo bem, mas quando dei uma olhada geral no look  fiquei um pouco “ofuscada”. A bolsa e a blusa também eram da mesma cor dos sapatos (a própria Penélope Charmosa). Se ela tivesse substituído a blusa rosa básica por uma branca e uma bolsa preta ou nude, teria ficado muito mais legal e o sapato “fecharia” o look. Ou ela poderia mudar os sapatos para um preto e continuar de rosa com uma bolsa neutra de outra cor. Tudo é uma questão de pequenas mudanças.

Gwyneth Paltrow ousa no tom colorido da bolsa com roupas neutras

Renée Zellweger de vestido cinza, scarpin nude e birkin laranja
Muitas vezes “pecamos” nos excessos e acabamos desvalorizando um look que poderia ter ficado bem bonito e moderno. Não é difícil “descombinar” um acessório de uma roupa, basta que eles estejam de acordo. As peças podem ser do mesmo tom sim, uma um pouco mais escura e a outra mais clara. Um acessório de cor neutra como o nude, cinza ou preta pode estar em total harmonia com uma peça de tom mais forte ou bem colorida e assim as misturas não vão te deixar num marasmo de cores sempre iguais e certinhas.

Beyoncé mistura vestido preto com babados, bolsa bronze e sapato azul de camurça e um look só (tendência)
Diversificar os acessórios de uma roupa mais básica funciona mesmo. Se você adora um vestido liso, básico, ou até de babados, com um tom suave e neutro, experimente acrescentar uma bolsa ou um sapato mais chamativo, como nas cores verde, azul ou coral, até mesmo os estampados (com roupas em preto e branco, os acessórios e unhas coloridas também ficam um charme). Quando tudo é muito “comportado” e “combinante” se torna cansativo e até enjoativo. As misturas sempre me surpreendem e eu as adoro em qualquer ocasião.

Looks com estampas de Rihanna
Preste atenção na hora que for misturar os acessórios com a roupa. Nada de cores muito fortes juntas, como sapato rosa, bolsa amarela e cinto laranja, tudo numa roupa só e estampada (você já deve imaginar como esse look decepciona não é mesmo). Os lisos, mesmo em tons marcantes, ficam legais com acessórios estampados ou estampas diferentes em harmonia no mesmo look, também funcionam. Experimente testar com algumas peças semelhantes do seu armário.

Clèmence Poesy e Gwyneth Paltrow
Nos climas mais frios, as sobreposições comandam. Misture tudo, tantos as cores neutras quanto os tecidos. Camisas, Cardigans, casacos, lenços, tudo pode. Os tons de azul, caque e cinza são difíceis de errar na harmonização, eles se parecem, mas não são iguais. Geralmente ficam tom sobre tom e não são cafonas de jeito nenhum. Tecidos pesados com leves, calça jeans, vestidos, sobretudos e até um chapéu faria uma bela companhia neste look de inverno. (mas só quando você for viajar para uma cidade bem fria, combinado?)

Sobreposições e estampas misturadas - As It-girls, Anja Rubik, Chloe Sevigny e Clémence Poesy
Como a tendência da vez é misturar as estampas, nada melhor do que testá-las antes de sair de casa. Algumas estampas são bem diferentes umas das outras, mas se colocá-las no mesmo look, vocês podem perceber que algumas delas ficam muito bem juntas, principalmente se os tons não brigam uns com os outros. Opte pelas estampas mais discretas se você ficar com receio de misturá-las, ou escolha os acessórios estampados pra não ficar na mesmice.

Sapatos que fazem a diferença. Ambos - Giuseppe Zanotti
 “Inovar é preciso, combinar não é preciso”. Na verdade o certo mesmo é deixar as peças livres em conjunto no seu look. Tudo muito igual ou da mesma cor não vai ficar nada bem. Não é tão difícil quanto parece deixar essas combinações clichês de lado. Na verdade quando você começar a descobrir que misturar as peças é bem mais divertido e pode mudar totalmente o que você está vestindo, a coisa vai ficar bem mais empolgante. Não tenha medo, na verdade você não vai deixar de combinar realmente, mas sim mudar a forma de ver as peças de bem umas com as outras. Consulte algum blog de moda, algum site ou até mesmo esta matéria antes de sair de casa. Faça uma revisão geral no look que escolheu, tire alguma coisa que achar que estar sobrando e pronto, você está linda pra balada!
Porque como o vai e vem das combinações, a moda nunca para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário