sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Invasão Tropical

11/06/2010

Já estavam se acostumando ao friozinho, as roupas mais pesadas e ao toque meio Black do inverno no seu armário, não é mesmo? Pois vão se desapegando de algumas peças, porque já estamos entrando na fase de mudanças. A primavera/verão já está pelo horizonte e em alguns meses as roupas vão mudar junto às estações. Não que isso seja uma má notícia, até porque as duas estações mais coloridas e ensolaradas do ano prometem tendências quentíssimas como o próprio verão.

Desfile da Trya e da Salinas (Primavera/Verão 2010/2011)
Na semana que passou vimos os desfiles das marcas no Fashion Rio e para você não ficar “perdida” na hora de mudar o seu guarda-roupa, fiz uma pequena revisão nas tendências, cores e objetos e vou colocar tudo, nesta matéria, em “pratos limpos”.

Desfile Trya
Se juntar tudo que vi nos desfiles em uma mesma “salada”, vou servir um belo prato colorido. Estampas renovadas, cores vibrantes, não vibrantes e uma “pitada” africana vão marcar as próximas estações. Aproveitando esse clima de copa, algumas marcas abusaram do amarelo, azul e dos temas da África, como: acessórios mais rústicos, colares típicos, estampas de bicho, tecidos manchados (tie dye) e até os desenhos geométricos das roupas mais “populares” do país dos safáris. Os tons de terra continuam firmes e fortes.

Lanno acessórios

Toques africanos
Pegando carona no verão, o clima havaiano se encaixou perfeitamente na coleção de Isabela Capeto. Em tons de azul, verde, coral, amarelo e muitos bordados com florzinhas e miçangas (bem a cara da estilista), algumas peças da cor do mar e outras com referências marítimas, como conchas, corais e búzios completaram a coleção.

Desfile e bordado - Isabela Capeto
Bem longe da África algumas peças, cores e transparências também marcaram os desfiles. Os tons pastel em azul, coral, verde, rosa, as peças de “Jardinzismo”, plissado, crochê, tricô (e tressê), costas de fora e a segunda-pele estavam “pintando e bordando” nas passarelas. Se procurarmos ver os desfiles de seis meses atrás de algumas marcas como Dior e Chanel, as coleções já davam  indícios das cores que iriam marcar as estações. Não se limite ao colorido apenas nas roupas, faça como a cantora Beyoncé  no clipe “Why Don´t you Love me”, de uma forma caricaturada, mas divertida e abuse um pouco das cores  enfeitando unhas, boca, olhos, sapatos e até objetos de casa.

Juliana Jabour e Giulia Borges


Desfile da Faven
Para alguns, a cor rosa sempre significou algo sexy, mas mudando um pouco esse conceito, a Espaço Fashion fez um desfile bem romântico usando o rosa e outras cores em tons clarinhos tornando os looks cheios de charme. Recortes, sobreposições, acessórios antigos super renovados, a saia evasê, o antigo bustiê, barriguinha e costas de fora, tecidos brilhosos (como o cetim), muita transparência e muitas, mas muitas cores pastel.

Desfile da Espaço Fashion
Quem disse que no verão só se pode usar cores vibrantes? Algumas delas entram e saem das estações, mas o branco sempre esteve em todas. Alguns desfiles apostaram na cor da paz e da tranqüilidade, preferindo ousar nos modelos e nos tecidos, com transparências, babados e muito brilho pra não ficar tudo muito “clean”.

Desfile da Acquastudio

Melk Z-da
Os cabelos e maquiagens chamaram a atenção de quem estava nos desfiles. A marca New Order, que tem como maquiador e cabeleireiro Daniel Hernandez, deu um toque meio surfista a coleção, substituindo a pasta d´água no nariz, usada por eles nos anos 80, pelo glitter. E para quem gosta do blush marcante, ele deixa de ser opaco e dá preferência ao brilhoso ou cintilante com texturas mais cremosas.

Daniel Hernandez também abusou dos makes e cabelos marcantes em outros desfiles, como o da Maria Bonita Extra, com sombras laranja e batom azul sobre um rosto limpo sem mais cores vibrantes, mas com cílios bem marcados.


E o da Alessa com sombra marcada em degradê, do verde ao preto e o velho “blush cartão” em tons diferentes do convencional, como o violeta. Antigo, mas renovado.


 A marca Blue Man e o maquiador Max Weber se basearam no verão do nordeste (que acredito eu, seja o mais quente do Brasil) para criar um look mais ou menos natural. Com cara de “nativa” da praia, a pele bronzeada e iluminada, blush marcado nas bochechas e sombra cobre. É a imagem da Blue Man para a estação. 


Marcas como Walter Rodrigues também abusaram das tendências de maquiagem e junto ao maquiador Robert Estevão fizeram um desfile belo, com modelos negras. E como mandava o figurino, as sombras foram direcionadas as suas beldades. Sombras pretas esfumadas, delineador bem puxado para a lateral dos olhos e pó luminoso cobreado, que poderia também ser usado como sombra ou blush.


Muito da coleção outono/inverno ainda irá marcar presença nas próximas estações. Outras peças mais pesadas e muito brilhosas para estações mais quentes foram substituídas por tecidos mais leves ou mais finos. O militarismo ainda está forte, a open e a ankle boot continuam nos pés da mulherada, a transparência só reforça o que já estava bem focado e a renda fica mais leve, em cores mais claras de preferência.

Open Boot - Juliana Jabour
Falando em militarismo, a estilista potiguar da marca Têca, inspirou-se na sua terra, a cidade de Natal e nos seus pontos turísticos, para criar uma coleção que tem a cara das natalenses no período da Segunda Guerra (anos 40). Com referência nos uniformes e na atitude masculina dos soldados, que na época tinham uma base na cidade. A coleção inteira com um tom de romantismo.

Desfile Têca
De influência cinematográfica a moda também é feita e nos últimos tempos as roupas dos filmes estão cada vez mais elaboradas. Filmes como “Sex and the City 2”, “Príncipe da Pérsia” e outras superproduções contratam estilistas para o figurino e às vezes até ditam moda, como a febre das calças jogging, presente nos dois filmes que comentei.

Calça Jogging nas cenas de "Príncipe da Pérsia" e "Sex and the City 2"...

e nos desfiles de Isabela Capeto e Têca.
O São Paulo Fashion Week já começou e mais tendências prometem aparecer para as próximas estações. Fiquem de olho na programação, meninas. E até a próxima semana com um resumo do SPFW pra vocês.

Programação do SPFW
09 | Quarta
15:00 hs - Forum Tufi Duek
16:00 hs - Erika Ikezili
17:30 hs - Priscilla Darolt
19:00 hs - Rosa Chá
20:15 hs - Reserva
21:30 hs - Cia Maritima
10 | Quinta
12:30 hs - Iódice
15:00 hs - Ellus
17:00 hs - Água de Coco por Liana Thomaz
18:00 hs - Alexandre Herchcovitch (fem)
19:00 hs - Cori
20:00 hs - Osklen
21:15 hs - Triton
11 | Sexta
11:00 hs - Cavalera
15:30 hs - Maria Bonita
16:30 hs - Wilson Ranieri
17:30 hs - Movimento
18:30 hs - Simone Nunes
19:30 hs - Samuel Cirnansck
21:00 hs - FH por Fause Haten
12 | Sábado
13:15 hs - Reinaldo Lourenço
15:30 hs - Jefferson Kulig
16:30 hs - Animale
18:30 hs - Ana Salazar
20:00 hs - Adriana Degreas
21:30 hs - Lino Villaventura
13 | Domingo
12:00 hs - Do Estilista
14:30 hs - Neon
16:00 hs - João Pimenta
17:00 hs - Paola Robba
18:00 hs - Amapô
19:00 hs - Mario Queiroz
21:00 hs - Colcci
14 | Segunda
13:15 hs - Gloria Coelho
16:00 hs - Alexandre Herchcovitch (masc)
17:00 hs - Ronaldo Fraga
18:00 hs - V.Rom
19:00 hs - Fernanda Yamamoto
21:00 hs - André Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário