sexta-feira, 25 de março de 2011

A moda e os “super homens”

26/08/2010

Os homens nunca foram tão alucinados pelo mundo da moda como nós, mas nem por esse motivo alguns deles fazem feio em seus figurinos pelas ruas. Sempre pensei que para os homens era muito mais fácil escolher as roupas antes de sair de casa do que para as mulheres. As opções eram quase sempre as mesmas e alguns deles nem faziam questão de acessórios essenciais como o relógio (a maioria são básicos demais). Até que o meu irmão comentou que seus amigos andavam precisando de algumas dicas de estilo para o dia a dia e resolvi escrever um pouco sobre o universo masculino e o que a moda está representando para eles.

Para você mudar o seu conceito sobre regatas, camisas "podrinhas" e cabelos bem penteados. (uau!)
Andei percebendo que “a coisa” vem mudando de uns tempos para cá e que os meninos estão cada dia mais antenados e empolgados por peças novas no guarda-roupa. Também pudera! A cada temporada que passa, os homens têm mais força no meio fashion e influenciam muito o nosso armário feminino, como já vimos antes na matéria “Masculinizadas”.

Influências militares também nos sapatos e bolsas.
Que os homens também são inspirações para a moda feminina, nós já sabíamos. Podemos ver isso nos ternos, sapatos oxford, coturnos, gravatas, o militarismo, o boné,  a boina, as camisas de botão, suspensórios, macacões, entre outras muitas peças que se renovam todos os dias nas tendências femininas.


Algumas figuras masculinas também influenciam além da moda, formas de comportamento e estilo. O jornalista e agora também blogueiro do “Style.com” Derek Blasberg, especializado em moda, arte e sociedade, já trabalhou para revistas consagradas como a VOGUE US e a V magazine. Escreveu colunas de moda para o Washington Square News e atualmente ainda escreve para algumas revistas e jornais. Mas o “trunfo” do rapaz foi mesmo com o livro “Classy: Exceptional Advice for the Extremely Modern Lady", publicado pela Peguin Books e lançado recentemente. É um guia de etiqueta moderna para moças elegantes ou não (ainda sem versão em português). Queridinho de fashionistas e celebridades como Chloe Sevigny, Milla Jovovich, Leighton Messter e Nicole Richie, Derek transformou seu livro em um Best-seller  com apenas duas semanas de lançamento, certificado pelo The New York Times.

A obra de Derek Blasberg (ilustradinha).
Não é à toa que um dos blogs mais badalados do mundo fashion é do publicitário e também fotógrafo de rua, Scott Schuman. Ele começou fotografando pessoas que chamavam sua atenção no quesito estilo, pelas ruas de Nova York e hoje viaja o mundo inteiro fazendo a mesma coisa.

Na primeira foto da fileira de cima Scott Schuman. Ao lado e abaixo alguns estilos clicados e estampados em seu blog, o "The Sartorialist".
Tudo no universo da moda está relacionado com o “masculino”, tanto que algumas marcas “brincam” com essas influências o tempo todo, misturando até armas de guerra com moda e alguns traços também femininos.


As grifes também adoram relacionar as frangâncias dos perfumes à liberdade dos homens. Muitos perfumes masculinos são retratados pelo poder, beleza e sensualidade de modelos e atores belíssimos e desejados no mundo inteiro.

Perfume com sulhueta de marinheiro, "Le Male" de Jean Paul Gaultier (masculinidade).

"Only the Brave" da Diesel e o Calvin Klein "Free" (força e liberdade).
É tanta gente querendo influenciar e sendo influenciado que até os cantores justin Timberlake e Adam Levine (da banda “Maroon 5”) entraram na “dança” e criaram suas grifes de roupa.

Justin no desfile da sua grife, a "Willian Rast", assinada pelo designer  e amigo do cantor, Trace Ayala desde 2006. E a novíssima "222" de Adam Levine do Maroon 5.
Calma, meninos! A matéria não vai se resumir só a homens surreais e “poderosérrimos” do mundo das grandes grifes e celebridades (eu também tenho que agradar a “Gregos e Troianos”). É difícil acreditar que nos dias de hoje com tantos meios de comunicação e informação as pessoas ainda não saibam escolher seu próprio estilo. Sabemos que muitas pessoas na realidade não ligam para isso e vestem a primeira coisa que vêem ou que cabem em seu corpo. Os homens tem muito disso. Pois saibam meninos, que mesmo para o corpo dos homens, que possuem menos curvas que nós mulheres, algumas roupas valorizam ou não pontos específicos de cada silhueta. Vamos também abrir a cabeça para as cores e sair um pouco do preto e do branco e misturá-las aos tons coloridos e renovados (tendência "colour block").

Influências antigas e atuais de estilo. O cantor e ator, Frank Sinatra e os atores Johnny Deep e Ed Westwick.
Para os mais “maleáveis” à moda atual, as dicas são muitas. As cores vibrantes (azul, coral, verde, amarelo, vermelho, rosa e roxo) e os tons pastel não são exclusividade da moda feminina; ficam muito bem nos homens também. Misturadas ao jeans (também com lavagens mais claras) e aos tons neutros como o caque, nude, marrom (tendência "camelo") e até mesmo do pretinho básico, ficam sofisticados e ao mesmo tempo leves. O verde militar ainda é tendência forte e os meninos podem usar e abusar dele: nos casacos, camisas, calças e até dos chapéus e bonés (para proteger do sol que vem vindo mais quente no verão).

Estilos para todos os gostos. Tons pastel, cores vibrantes e o verde militar.
Não se limite muito quando o quesito for estilo. Se você gosta de usar terninhos no dia a dia (estampados ou não), pode combinar com jeans, tênis e camiseta básica mesmo, sem ser aquela tradicional de botão. Claro que você não vai à praia ou lugares que não se adéquam as essas roupas mais pesadas mas,  sabendo onde usá-las estarão liberadas. Os ternos também podem ser de jeans que estão super em alta e combinam com tudo no seu armário.

As cores clássicas são para os homens como são para as mulheres, verdadeiras “coringas”. Cores como, azul-marinho, branco e preto sempre estiveram em alta nas peças de várias estações. Aproveitando a tendência navy (estilo marinheiro: muitas listras e a mistura das cores azul, branco e vermelho), sempre clássica e o look total branco, os rapazes podem abusar de vários figurinos ousados, mas sem sair do tom.

Look total branco e azul-marinho. Casaco navy com jeans e o preto total com transparência.
Espere as últimas dicas antes de sair pra fazer compras. Nem adianta negar, sei que os homens também são consumistas, menos do que nós, mas são. Pra fechar seu armário com “chave de ouro” para o restinho de inverno e para o verão que já está “dando as caras”, tons básicos e estampas “familiares” para a rapaziada. A cor cinza continua “forte” em camisas, calças, jaquetas e várias outras peças. O tom é lindo e dá pra todo mundo usar sem medo. As sobreposições também podem ser usadas: camisetas e camisões, jaquetas e outros looks do estilo estão liberados para dias mais frios, ou se preferir nos dias mais quentes, opte pelos tecidos mais leves. 

Os tons de cinza na camisa e na calça. Sobreposições mais pesadas e mais leves.
E por último as estampas tão temidas pelos homens. Abuse do xadrez, já disse para a mulherada que a estampa não tem mais cara de festinha junina. Dá pra usar de dia e à noite, com jeans e peças básicas. Se quiser ousar um pouquinho mais, não tenha medo das calças da estampa. São super descoladas. Só fiquem ligados nas padronagens pequenas e grandes (as maiores e de tons mais claros engordam e as menores e mais escuras fazem o contrário). As listras são clássicas (horizontais não favorecem os mais barrigudinhos, opte pelas listras na vertical). As estampas inspiradas no Hawaí vão estar com tudo no verão (só cuidado pra não parecer o próprio havaiano). Se você não tiver nenhuma limitação, os florais e a mistura de estampas também são ótimas opções para as novas estações.

O xadrez na camisa e na calça. A mistura de padronagens e as estampas florais.
Porque como a visão dos homens para o universo das tendências, a moda nunca para.


Pequenos grandes homens, mas já com estilos próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário