sexta-feira, 25 de março de 2011

O “tabuleiro” das damas

13/08/2010
Você já deve ter percebido pelas ruas que o xadrez e as estampas quadriculadas caíram na graça do vestuário feminino, não é mesmo? O inverno está acabando e a tendência parece estar ficando mais forte, tão forte que as próximas estações o incluíram no “pacote” de novas tendências.


“Nova tendência” é uma forma de dizer que as estampas se renovam a cada estação, até porque o xadrez é uma padronagem bem antiga, usada em saias escocesas desde muito tempo atrás, mas que foram se expandindo para outras peças no decorrer da moda.


Tem gente que acha essa estampa a cara dos caubóis, mas pode se surpreender utilizando uma peça xadrez em looks modernos, clássicos e sofisticados.


Como a estampa é encontrada em camisas, casacos, calças, saias e até acessórios, ficou mais fácil incluí-la nos looks do dia a dia, para quem prefere só um detalhe em xadrez.


Não é difícil combinar a estampa como muita gente imagina. Usando os acessórios corretos e a padronagem certa para o seu tipo de corpo, ela vai se adequar bastante no seu guarda-roupa. Lembrando que mesmo com a tendência de misturar as estampas, o xadrez exige um pouco de cautela para ficar bem “na fita”. É uma estampa geométrica e se você exagerar pode ficar mais ou menos como um “jogo da velha” ou coisa parecida (se souber acertar na “harmonia” das estampas pode arriscar).


Pra começar, escolha apenas uma peça com a estampa xadrez: um vestido, casaquinho, um camisão, colete, o que você preferir dos modelos mais atuais. Você pode optar pelos acessórios que são mais fáceis de combinar com roupas de tons neutros.


A camisa xadrez com estampa de tamanho maior (modelagem atual) fica mais moderninha com um jeans escuro, (muito claro também fica legal), shorts e até uma calça de alfaiataria com acessórios clássicos ou não.


Se você está acima do peso, a estampa xadrez fica um pouco mais complicada de se usar. Opte pelos tons mais escuros (tom sobre tom), padronagem pequena e que a listra mais marcante da estampa esteja na vertical para alongar a silhueta. Ou, se preferir, você pode usar camisas ou calças lisas com apenas alguns detalhes em xadrez; como uma gola, um botão, um bolso e detalhes desse tipo. Sobre as estampas, no geral, as dicas são as mesmas. Se você quer disfarçar algo que esteja incomodando no seu corpo, não use as estampas para esconder, pelo contrário, elas chamam mais atenção para o que você não quer mostrar. Por exemplo, se você tem o quadril mais largo, nada de usar shorts ou calças da estampa, prefira uma blusa xadrez e a peça de baixo lisa e de um tom mais escuro.


Os estilos mais modernos ou para quem está muito magrinha, devem ser com padronagens maiores e mais coloridas. Já os mais clássicos pedem tamanho médio a pequeno, para a estampa e com tons mais sérios, como preto, nude e cinza. Lembrando que as cores que ficam para as próximas estações e que ficam super bonitas no xadrez são: vermelho, azul, violeta, nude, verde-militar e o clássico preto com branco.


Você pode criar o estilo que quiser, com bolsas de mão, ankle boots, sapato sacarpin, peep toe, botas e sandálias mais clássicas. Misturando as peças que você tem em casa você vai perceber que o xadrez não é nenhum bicho de sete cabeças e é super estiloso se souber com que acessórios usar. Camisão com legging, vestidinhos clássicos, calças, terninhos, boleros, tudo pode se você se sentir á vontade para usar a estampa. Não tenha medo de ousar. O xadrez atual não tem mais cara de festa junina.


As lojas estão com a estampa nas vitrines e cabides, escolha a sua e abuse do xadrez até enquanto puder.

Porque como o xadrez pelo tempo, a moda nunca para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário