sexta-feira, 25 de março de 2011

Tudo Azul....

10/09/2010

Calma, não vamos seguir a rima da música e ficar todo mundo nu. Pelo contrário, vamos vestir muitas roupas e de preferência na cor do mar Mediterrâneo. O tom que “embala” a música e inspira estilistas em suas coleções está com tudo desde as estações passadas e agora com o verão à vista ela se renova e vem com uma “potência” ainda maior. Estamos falando da cor azul. De todos os tons e em todas as peças que você tiver em casa ela será muito bem recebida pelas estações das flores, do sol e do mar.

Looks do Emmy. January Jones vestiu Atelier Versace, Jane Krakowski da grife Escada e Lea Michele de Oscar de La Renta (o Emmy foi para o azul).
Da idade média até hoje, os pigmentos artificiais da cor azul são muito raros e com a dificuldade de encontrá-los, o tom se tornou em outras épocas a cor usada apenas pelos nobres. Mas os egípcios já conheciam um pigmento desta cor a mais de 5 mil anos. Eles misturavam o pigmento a uma pedra semipreciosa - o lápis-lazúli - obtendo a cor desejada. Com o passar do tempo, a cor azul deu origem a outros tons diversos: o azul mais claro, o escuro, “turquesa”, “petróleo”, “bebê”, “royal”, “marinho”, entre muitos outros.
Azul "Turquesa", "bebê", "Royal", "Marinho" e "Petróleo".
Antes da estréia da nova temporada da série Gossip Girl, as atrizes Blake Lively (no papel de “Serena”), Leighton Meester (a personagem “Blair”) e Jessica Szohr (a “Vanessa” do seriado) já desfilaram nos sets de filmagem e fora deles com roupas no tom azul, misturados a peças neutras ou não.

Em roupas e acessórios o azul vem reinando já faz um tempo. Como a cor tem uma “aceitação” muito boa no mercado, algumas grifes de “peso” desenvolveram peças azuis para serem vistas passeando pelas ruas. A marca Zeferino escolheu alguns tons de azul, em sua maioria, para a campanha de verão. Tudo com inspiração nas “sereias urbanas”.
A inspiração para o desfile de primavera / verão, 2010 / 2011 da Osklen também foi o azul e o mar. Confiram alguns looks:

Algumas grifes internacionais já desfilam suas peças nas tonalidades de azul pelo mundo. Exemplo da Céline (tendência da bolsa quadrada, "Classic Box"), Hermés ("Constance") e da Pucci.

A cor azul fica bem em quase todo mundo. O tom é universalmente bem aceito e muitas mulheres adoram usá-lo em todas as estações, por ser também uma cor clássica. No look total, nas estampas ou apenas nos detalhes e acessórios, o azul realça e pode ser um belo “coringa” no seu figurino.
Look total azul, vestido estampado, camisa sobreposta e como acessório diferencial (opções diversas).
Os rapazes também não ficam de fora das preferências “azuladas” no guarda-roupa. Quem acha tudo de bom os homens que usam terno azul-marinho, levantem as mãos! Charme e elegância numa única cor. O tom azulado também reina no universo masculino.

Não, os homens não ficam bonitos só com o azul-marinho. Eles também podem usar azuis mais vibrantes ou tons mais suaves que não vão “fazer feio” de jeito nenhum. Tanto no paletó quanto em qualquer outra peça de roupa.

Nas roupas, acessórios, esmaltes e até na maquiagem, a tendência do total blue é forte e marcante. Podendo ser misturada a outras cores, texturas e estampas como o xadrez, as listras, ou com o tradicional branco. Abuse da cor. Ela cai bem em todas as combinações e estações.

Para as apaixonadas ou até alucinadas pela cor, vale até o batom azul. A cantora Kesha já aderiu a ideia.

Combinações que dão certo:
Nas listras, no xadrez, com branco e até nas texturas.
A “queridinha” de Ana Wintour (editora-chefe da VOGUE norte-americana), a atriz Blake Lively sempre dá um jeitinho de aparecer de azul, nem que seja apenas em um detalhe do vestido ou no sapato. A cor fica linda em micro-vestidos, babados, drapeados, macaquinhos, drapejados com pedras, miçangas e nos vestidos mais longos também pode ser uma grande aposta.

Está tudo azul para Blake Lively.
Outras atrizes também são adeptas do look total blue, ou adoram incrementar seus figurinos com algumas peças da cor. Um exemplo disso são os ícones atuais de estilo, Sarah Jessica Parker e Ashley Olsen.

Falando em Sarah Jessica Parker, lembram da cor do sapatinho que “Carrie Bradshaw” foi pedida em casamento no primeiro filme da série Sex And The City? Era um Manolo Blahnik de cetim azul.

Você também gosta de muito azul no seu figurino? Não! Prefere só em alguns acessórios? Não tem problema, você já deve saber que combinar todas as peças da mesma cor é coisa do passado. Experimente “mesclar” bolsas e sapatos de tons variados, tipo: o sapato azul de um tom e a bolsa também azul, sendo de outro tom. Ou ainda o sapato azul e a bolsa de outra cor, a que você optar.   Outros acessórios também são ótimas opções: óculos,  uma bijuteria, um cinto ou um lenço e “incremente” o seu look. Tenho certeza que você vai amar as misturas e sobreposições descoladas com tons fortes ou neutros que podem ser criados com o azul.
Scarpin bordado com lantejoulas azuis, Christian Louboutin. Óculos com detalhe em azul turquesa de Alexandre Herchcovitch para Chilli Beans.
Já vimos quase tudo sobre o azul. Os tons, as combinações, preferências e opções modernas para se vestir todos os dias, em qualquer lugar. Escolha o tom que você mais gosta, ou se quiser, use todos. Tenho certeza de que vão ficar bem em todas vocês, seja em um dia de sol ou não.

Estilos para todos os gostos. Terninho com vestido e calça, com estilo folk e no vestidinho colado (azul da cabeça as pés).
Porque como a tendências dos tons azulados pelas estações, a moda nunca para.

Até o tradicional doce frânces, macarons, tem suas versões azuladas.

2 comentários: